Educação antirracista como prática emancipatória: Uma pesquisa-intervenção com educadores
Palavras-chave:
Pesquisa-intervenção, Sociodrama, Educadores, Práticas antirracistasResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção sociodramática conduzida com educadores de uma Diretoria de Ensino do interior paulista, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em três encontros, a pesquisa de natureza qualitativa teve como objetivo verificar a compreensão que os educadores possuem sobre a Lei n.º 10.639/03, facilitar reflexões sobre a temática e criar coletivamente significados e possibilidades de atuação frente às relações étnico-raciais. O sociodrama foi utilizado como metodologia norteadora pela sua eficácia para eliminação de preconceitos e estereotipias, como afirma Guerreiro Ramos. Tornou-se evidente que as intervenções grupais sociodramáticas possibilitaram um espaço de reflexão crítica sobre a herança colonial e racista que a educação brasileira carrega, além de viabilizarem um despertar para a temática na educação.
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Copyright (c) 2025 Stephany Matias de Oliveira Crisostono, Daniela de Figueiredo Ribeiro, Mariana Rocha Siqueira

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