PSICODRAMA COM CRIANÇAS DENTRO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL?

Autores

  • Luiza Lins Araújo Costa .Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Departamento de Psicologia – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Fernanda Cristina de Oliveira Ramalho Diniz .Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Departamento de Psicologia – João Pessoa (PB), Brasil.
  • Sanches Max Jesus Viana Centro Universitário do Rio São Francisco – Departamento de Psicologia – Paulo Afonso (BA), Brasil.

Palavras-chave:

Psicodrama, Comportamento infantil, Transtorno do espectro autista, Psicoterapia

Resumo

Este artigo objetiva discutir uma experiência psicodramática com uma criança de oito anos diagnosticada dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo foi desenvolvido em Aracaju, Sergipe, com base em sessões de psicoterapia semanais. A busca pelo atendimento foi feita pela mãe da criança. Após 19 meses de acompanhamento, observamos que o desempenho de papéis e o treino da espontaneidade promoveram melhorias nas habilidades sociais e de comunicação. Como abordamos apenas uma experiência, é necessário ter cuidado na generalização dessas conclusões. Discutimos a importância de mais estudos e a noção de que também é possível cuidar do TEA sob perspectiva psicodramática, na qual o objetivo não é “normatizar”, e sim promover saúde em relação, com criatividade, sensibilidade e encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Lins Araújo Costa, L., de Oliveira Ramalho Diniz, F. C., & Jesus Viana, S. M. (2022). PSICODRAMA COM CRIANÇAS DENTRO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL?. Revista Brasileira De Psicodrama, 30. Recuperado de https://www.revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/583

Edição

Seção

Artigos Originais