O FEMININO EM JOGO: A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE MULHERES GAMERS

Autores

  • Gabriela Pereira Vidal Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis (SC), Brasil |Viver Mais Psicologia – Tubarão (SC), Brasil
  • Alcione Ribeiro Dias Associação Entre Nós – Campo Grande (MS), Brasil.

Palavras-chave:

Socionomia, Pedagogia psicodramática, Mulheres gamers, Gênero

Resumo

Nesta investigação, buscou-se compreender a concepção de mundo das mulheres gamers, no sentido das relações e dos papéis sociais. Trata-se de uma pesquisa sociodramática, que transita entre pesquisaintervenção e pesquisa-ação crítica, realizada com um grupo composto de quatro mulheres que se autodeclaram gamers e que foram acessadas de forma sociométrica (método snowball). A análise dos dados ocorreu com base nos preceitos epistemológicos e teóricos da socionomia e da pedagogia psicodramática. Como resultados, destacam-se as conservas culturais trazidas pelas mulheres em relação ao ser mulher nos games e como adversidades de que maneira a sexualização dos corpos, o assédio, a diminuição do feminino e outras violências são repetidos nos jogos eletrônicos.

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

Pereira Vidal, G., & Dias, A. R. (2023). O FEMININO EM JOGO: A CONCEPÇÃO DE MUNDO DE MULHERES GAMERS. Revista Brasileira De Psicodrama, 31. Recuperado de https://www.revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/625

Edição

Seção

Artigos Originais

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