ESCOLA E MANEJO DE CONDUTAS VIOLENTAS:AS CONTRIBUIÇÕES DO SOCIODRAMA TEMÁTICO

Autores

  • Ronilto Arthur Gonçalves Lopes Viver Mais Psicologia – Tubarão (SC), Brasil.
  • Alexandra Sombrio Cardoso Viver Mais Psicologia – Tubarão (SC), Brasil/ Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Psicologia – Florianópolis (SC), Brasil.
  • Gabriela Pereira Vidal Viver Mais Psicologia – Tubarão (SC), Brasil.

Palavras-chave:

Escola, Conduta violenta, Psicodrama, Sociodrama

Resumo

A escola é essencialmente reconhecida como local no qual a aprendizagem acontece, porém esse se amplia, podendo também apresentar condutas relacionais violentas entre: aluno–escola, professor–aluno e professor–docência. Diante desse tema, o objetivo deste artigo foi compreender as contribuições do sociodrama temático no manejo das condutas violentas. O ato socionômico apresentado caracteriza-se como uma pesquisa ação realizada com 19 professores em uma escola pública. A aplicação do sociodrama temático possibilitou a revelação, discussão e compreensão da dinâmica de violência que acontecia no contexto escolar.

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Referências

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Publicado

2021-02-08

Como Citar

Lopes, R. A. G. ., Cardoso, A. S. ., & Vidal, G. P. . (2021). ESCOLA E MANEJO DE CONDUTAS VIOLENTAS:AS CONTRIBUIÇÕES DO SOCIODRAMA TEMÁTICO. Revista Brasileira De Psicodrama, 29(1), 47–52. Recuperado de https://www.revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/467

Edição

Seção

Artigos Originais

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